top of page

Espaço Afrobase

A Casa Afrobase é um núcleo de educação e cultura negra localizado no bairro do Jardim Pinheirinho, periferia da zona oeste de São Paulo. Um espaço comunitário independente onde são realizados festivais de arte, shows, oficinas de formação artística (percussão, dança, capoeira, hip-hop e yoga), saraus lítero-musicais, eventos de valorização e difusão da cultura brasileira de matriz africana.


Com objetivo de contribuir para a descentralização da cultura na cidade de São Paulo, o fortalecimento da cultura negra e a construção da rede de artistas e produtores independentes, desde a sua criação, o Espaço Afrobase já contou com apresentação de importantes artistas da cena da música brasileira. A Afrobase também é um espaço de intercâmbio cultural, produção de conhecimento e reflexão sobre temas ligados à identidade da cultura afro-brasileira em contexto urbano e contemporâneo.

Por meio de atividades de formação e acesso a cultura, o Afrobase ressignifica o espaço como local de resistência simbólica e identidade étnico-cultural, fortalece a auto-estima, o sentimento de pertencimento do indivíduo em seu grupo, sua comunidade e sua cidade.

A atuação do Afrobase está pavimentada na ideia de transdisciplinaridade, que pensa a arte negra de modo “não segmentado”, que abrange a intersecção de linguagens, tendo impactos significativos na cadeia de produção intelectual, técnica e artística nos campos do cinema, música, dança, artes plásticas, moda e etc. Neste projeto a arte é o principal campo de ação, assumindo papel fundamental capaz de aproximar indivíduos, dissolver fronteiras, harmonizar conflitos e relações, transportar pessoas para novos estados de espírito e reflexões sobre a cultura de convivência plural, acolhimentos e afetividades.

Em 2009, o Afrobase foi contemplado no programa VAI da Secretaria Municipal de Cultural com o festival musical Escola do Samba realizado no Morro do Querosene.

No ano de 2016, o Ponto de Cultura Afrobase foi contemplado no edital Programa Veia e Ventania da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo promovendo uma parceria com a Biblioteca Camila Cerqueira César para a realização de 10 edições do Sarau lítero-musical, o Sarau Afrobase.

Em 2019 o espaço é aprovado no edital de Manutenção e Modernização de Espaços Culturais no estado de São Paulo (PROAC 16/2019) podendo assim potencializar as ações já realizadas durante 15 anos de atuação.

Recentemente, o Afrobase foi contemplado no edital N° 19/2023 – Manutenção de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo (Lei Paulo Gustavo) promovendo e ampliando as ações do espaço.

IMG_6010.JPG
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Treme Terra_branco_horizontal.png
bottom of page