Diretores
João Nascimento - Direção Coreográfica e Musical

Artista da dança, capoeirista, pesquisador de cultura negra em diáspora, diretor coreográfico e diretor musical. Presidente do Instituto Nação, Coordenador do Ponto de Cultura Afrobase e diretor-fundador da Cia de Dança Negra Treme Terra. Em 2022 realiza a concepção, trilha sonora e intérprete-criação do espetáculo "Caminhos Abertos" com a participação de Clyde Morgan e Orun Santana. Em 2023, realiza a Coordenação Geral da Gestão Artística Pedagógica do Centro de Referência da Dança de São Paulo com o projeto Corpo Mocambo; Realiza a direção da Escola Livre de Dança Negra Contemporânea (ELDANC).
Diretor e roteirista do documentário “Danças Negras”; Diretor geral nos espetáculos de dança da Cia Treme Terra intitulados “Cultura de Resistência”; “Terreiro Urbano”; “Pele Negra, Máscaras Brancas”; “Anonimato - Orikís aos Mitos Pessoais Desaparecidos”; e “Caminhos Abertos”. Realiza a concepção, direção coreográfica e musical do novo espetáculo da Cia Treme Terra, intitulado “Florestas de Odé” (indicado ao Prêmio APCA 2024 - Categoria Melhor espetáculo e Melhor Intérprete.
Firmino Pitanga - Diretor Técnico Coreográfico
Coreógrafo, Licenciado em Dança pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Durante 30 anos realizou estudos sobre a dança negra na África e no Brasil, tornando-se um dos precursores da dança negra contemporânea em São Paulo, dirigindo importantes companhias que circularam em festivais de dança pelo Brasil e exterior (Cabo Verde, África do Sul, Alemanha e Estados Unidos). Em 1977, representou o Brasil como o integrante do grupo da Universidade Federal da Bahia, sob direção de Clyde Morgan, no II FESTAC - Festival Mundial de Artes e Cultura Negro Africana, realizado em Lagos, Nigéria. Nesta mesma época realiza a direção do programa “Axé Se Liga Brasil” da TV Band.
Foi integrante do Teatro Castro Alves (Salvador - BA), sob direção de Antônio Carlos Cardoso até 1984 quando assume a direção e a coreografia do espetáculo “Lucas da Feira” do Grupo de Feira de Santana. Fundou o Grupo Bata-Kotô e a Companhia Balé de Arte Negra da Umes. Estudou dança afro-americana com Artur Hall, etnomusicologia africana com Gerard Kubrick, jazz com Margarett Goines, Ballet clássico com Pamela Richardson, Ballet Clássico com Carlos Morais (escola russa), dança moderna com Carla Perlo, dança afro-americana, moderna e contemporânea com Clyde Morgan. Em 2005 e 2006 tornou-se professor da UFBA - no Departamento de Técnicas Corporais. Junto a Cia Treme Terra realiza dos seguintes espetáculos: Terreiro Urbano; Pele Negra, Máscaras Brancas; e “ANONIMATO - Orikís aos Mitos Pessoais Desaparecidos”. Co-diretor do documentário “Danças Negras”.
